Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis (DCEI)

       A indicação de um disposto cardíaco é realizada de acordo com as diretrizes médicas. 

           Após a confirmação do diagnóstico e consentimento do paciente,  é feita a solicitação de exames pré-operatórios como exames de sangue, urina e raio-x.

            O dispositivo cardíaco é composto por um gerador (circuito eletrônico e uma bateria) e um ou mais eletrodos, que são fios metálicos revestidos por uma fina camada de silicone poliuretano, que, conectados ao gerador, conduzem a eletricidade para o coração.

Dispositivo cardíaco formado por uma fonte geradora e um eletrodo (marca-passo unicameral).

Entre os dispositivos cardíacos temos:

    Marca-passo (MP)

          O marca-passo auxilia o sistema elétrico natural do coração que, em condições normais, trabalha em um ritmo próprio e frequências adequadas, respondendo de acordo com as necessidades do corpo humano.

          É um dispositivo eletrônico criado para corrigir determinadas doenças do coração que reduzem a frequência dos batimentos cardíacos e produzem sintomas que limitam a vida do paciente.

         Ele monitora continuamente o seu coração, e ao detectar um ritmo cardíaco lento, ele envia pequenos sinais elétricos para corrigi-lo, mantendo uma frequência cardíaca adequada.

                    O marca-passo apenas não permite que a frequência cardíaca reduza além do programado.

Sistema Câmara Única
Sistema Dupla Câmara

  Cardiodesfibrilador Implantável (CDI)

         A função do Cardiodesfibrilador é reverter uma arritmia (Taquicardia Ventricular) realizando uma cardioversão/desfibrilação por choque. Além de realizar a função de marca-passo.

 Ressincronizador Cardíaco (RC)

         O ressincronizador realiza uma estimulação multi-sítio (em vários pontos do coração) promovendo uma sincronia ventricular. Geralmente é recomendado para portadores de Insuficiência Cardíaca Congestiva.

Obs: A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.