Avaliação de portadores de marca-passo

Este item é muito importante para portadores de marca-passo

Atenção: Tenha sempre à mão a carteira de identificação de portador de marca-passo, constando marca e modelo do aparelho. Em caso de atendimento médico de emergência ela será muito importante.

            Logo após o implante, deverá ser realizada a primeira avaliação que deve ocorrer por volta de 15 a 30 dias após a cirurgia. 

Nessa avaliação o médico verificará a atividade cardíaca, o funcionamento,as funções e os parâmetros do marca-passo, o estado da bateria e realizar ajustes na programação se necessário.

            O método de avaliação de marca-passo é muito simples: o médico utiliza um programador, que é um computador especialmente adaptado para essa função, específico para cada modelo de marca-passo. Assim a programação do marca-passo é ajustada às necessidades individuais de cada paciente.

        A partir desse momento, o paciente deverá realizar  essa avaliação em intervalos regulares a cada seis meses.





Quanto tempo dura o marca-passo?  

         Os marca-passos atuais duram em torno de cinco a dez anos. Entretanto, a duração da bateria depende de algumas condições como o tipo de marca-passo, a doença, o quadro clínico do paciente e a frequência de estimulação programada.

O que é feito quando a bateria se desgasta?

        Em suas avaliações regulares, o médico avaliará a bateria e indicará a troca do gerador antes do desgaste total da bateria. Por isso, todos os pacientes devem ser avaliados de forma regular.

         A bateria é a maior parte do marca-passo. Por isso quando “trocamos a bateria” estaremos trocando o gerador (composto por circuito e bateria - Figura).

Gerador - Formado por um circuito e uma bateria

Cirurgia de Troca

        A cirurgia de troca de bateria do marca-passo é ainda mais simples do que a cirurgia de implante, visto que na troca de bateria apenas o aparelho subcutâneo (fonte geradora) é trocado, caso os eletrodos estejam bom funcionamento.

         Em situações que o eletrodo tenha perdido sua função, faz-se uma cirurgia para implante de um novo fio condutor até o coração como foi realizado na cirurgia de implante de marca-passo.

         Em muitos casos, o paciente recebe alta no mesmo dia.

         Os cuidados pós-operatórios são semelhantes ao primeiro implante e a recuperação éum pouco mais rápida.

Obs: A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.