Perguntas Frequentes
O portador de marcapasso poderá:
Utilizar telefone celular?
Sim. O telefone celular pode ser utilizado, pois os marca-passos modernos possuem filtros e circuitos especiais que impedem interferências eletromagnéticas, sendo prudente manter 15 cm de distância do aparelho.
Fazer hidroginástica?
Em relação ao marca-passo sim (desde que o corte esteja completamente cicatrizado), porém, deve-se passar precocemente por avaliação médica para detecção de outros possíveis problemas que possam impedir a realização da atividade.
Utilizar aparelho de micro-ondas?
Pode sim, contanto que você coloque a comida para esquentar e saia de perto enquanto ele está funcionando. Quando o aquecimento acabar, pode-se abrir o aparelho de micro-ondas normalmente.
Dormir do lado do marca-passo?
Aguardar pelo menos 30 dias após o implante.
Realizar viagem de avião?
Pode, contanto que fique afastado da cabine do piloto e avise aos assessores da companhia aérea que você utiliza marca-passo cardíaco.
Realizar viagem em navio?
Pode, contanto que se mantenha distância da torre do navio, que se localiza na parte mais alta dele.
Levantar peso com o braço do lado em que está o marca-passo?
Desde que o sistema do marca-passo esteja completamente cicatrizado (seis meses após cirurgia), sim.
Realizar qualquer tipo de cirurgia e exames?
Em caso de qualquer procedimento cirúrgico, o médico deverá ser avisado previamente, pois poderá haver necessidade de uma programação específica de acordo com o caso. Os exames de tomografia e raio-x podem ser feitos normalmente. Já os exames de ressonância magnética são condicionados a determinados tipos de aparelhos e a uma programação específica, portanto, deve-se sempre consultar o médico antes de realizar este exame.
Depois de quanto tempo posso voltar com as atividades sexuais?
Dentro de seis meses o paciente poderá realizar suas atividades habituais, bem como realizar as atividades sexuais. Porém, deve-se retornar às atividades cautelosamente. O ideal é conversar com o médico para verificar possíveis restrições.
A vida mudará depois do implante de marca-passo?
Depois de passado o período de cicatrização do marca-passo (seis meses) o paciente poderá voltar a realizar todas as suas atividades habituais. Poderá haver restrições pela condição clínica do paciente e não necessariamente por conta do marca-passo.
Quando devo realizar a avaliação do marca-passo?
Um mês após a cirurgia é realizada a primeira avaliação. Depois disso, deve-se fazer avaliação de rotina de seis em seis meses.