A Cirurgia

Após a realização de todos os exames pré-operatórios, nossa equipe agendará a cirurgia no hospital e orientará o preparo do paciente para a cirurgia.
A cirurgia é considerada simples, dura cerca de duas horas e geralmente, o paciente retorna para casa no dia seguinte.
O gerador do marca-passo é alocado na região peitoral do paciente e o eletrodo segue até o coração por meio de uma veia.
No momento da cirurgia, geralmente utiliza-se anestesia local, associada ou não a uma sedação leve. Em seguida, o eletrodo do marca-passo é cuidadosamente introduzido pela veia até o coração. Depois de testar a posição e o funcionamento do eletrodo, ele é conectado ao gerador do marca-passo, que é implantado embaixo da pele.

O paciente poderá receber alta no dia seguinte do procedimento.
E deverá retornar ao consultório médico por volta de 15 à 30 dias após a cirurgia.
Cuidados Pós-operatório
O paciente recupera-se em pouco tempo após o procedimento de implante.
Os sintomas, que o levaram ao implante, costumam desaparecer imediatamente após a cirurgia.
Deve-se evitar movimentos com o braço por pelo menos 48 horas.
Não há necessidade de retirar pontos.
O paciente deve manter a ferida operatória seca e limpa. A limpeza deve ser feita apenas com água e sabonete. Manter o corte coberto por aproximadamente cinco dias e posteriormente, quando não tiver mais secreção, ela poderá ficar aberta, evitando fricções e traumas no local.

Pode haver ligeira dor no local do implante, inchaço, rubor e algum hematoma, que desaparecerá dentro de aproximadamente um mês. Em caso de dor, tomar analgésicos convencionais.
No caso da região do implante esquentar, inchar, escorrer líquido ou se o paciente apresentar febre, tontura, dores no peito, cansaço ou fraqueza o paciente deverá entrar em contato com o pronto socorro.

Os medicamentos de uso habituais deverão ser mantidos.

Até completar um mês após o implante, evitar dormir do lado em que foi implantado o marca-passo, não carregar peso ou realizar qualquer tipo de esforço do lado do implante.
Após 30 dias, aos poucos e cuidadosamente você poderá voltar a realizar novamente suas tarefas domésticas, dirigir, viajar, dedicar-se a seus hobbies habituais, caminhadas, trabalhos de jardinagem e suas atividades sexuais sem problemas, porém ainda é preciso evitar movimentos bruscos e grandes extensões com o braço do lado onde está o marca-passo, pois, apesar de estar cicatrizado por fora, por dentro ainda não estará completamente cicatrizado.
Atividades esportivas mais intensas devem ser avaliadas pela equipe médica.
Após seis meses, o paciente deverá passar em consulta e receberá alta, sendo liberado para retornar a todas suas atividades do ponto de vista do marca-passo.


Conforme orientação médica é importante que o paciente realize o acompanhamento regular de seis em seis meses para avaliação do marca-passo, verificação da bateria e possíveis ajustes.
Se tiver dúvidas, basta consultar nossa equipe.
Obs: A orientação médica não pode ser substituída pelas informações contidas neste site. Sempre converse com o seu médico sobre diagnóstico e opções de tratamento.